ELEIÇÃO DE 2020 EM ACRELÂNDIA TERÁ PROBLEMAS DE FAKE NEWS

 

O município de Acrelândia deverá chegar às eleições municipais de 2020 enfrentando problemas com a propagação de notícias falsas.

Quem já vem sofrendo com as Fake News, é a atual gestão do município, perfis falsos nas redes sociais, e até sites estão sendo criados para poder propagar ataques a administração do prefeito Ederaldo Caetano.

A aprovação de uma lei para coibir as fake news é defendida pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) - e, no entanto, mesmo que o projeto em votação no Senado seja aprovado, dificilmente poderá ser aplicado já nas eleições deste ano.

A publicação de notícia sabidamente inverídica (fake news) no intuito de ofender a honra de alguém poderá caracterizar um dos tipos penais dos arts. 138, 139 e 140, todos do Código Penal, cumulados com a majorante do art. 141, III, do Código Penal, a depender do caso concreto;
a veiculação de fake news, quando o agente visa dar causa à instauração de procedimento oficial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente, poderá configurar o delito de denunciação caluniosa, tipificado no art. 339 do Código Penal, sendo que presente a finalidade eleitoral o crime será o do art. 326-A do Código Eleitoral;
de acordo as circunstâncias do caso concreto, a conduta de disseminação de notícias falsas poderá estar tipificada no art. 286 do Código Penal (incitação ao crime), no qual o agente induz, provoca, estimula ou instiga publicamente a prática de determinado crime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Acrelândia, governo revitaliza escola da Vila Redenção

Com apoio do Estado, Acrelândia realiza recuperação do ramal do Assentamento Campo Novo

Governo entrega Trator Agrícola para associação Apruracan no Campo Novo.